01 abril 2010

Votação #4 - Histórias de encantar (ou não)




E chegou ao fim mais uma votação.
Desta vez a adesão não foi tão grande e as conclusões não poderão ser tiradas para a população em geral. Mesmo assim, não me surpreendi com as respostas que obtivemos.






Das 6 participantes, 5 não acreditam em histórias de encantar porque não existem príncipes como os da Disney. Pois, isso é óbvio, visto que estes são desenhados e feitos à medida. Mas há sua maneira, acredito que existam, mas não tão perfeitos como estes feitos por encomenda, mas isso cabe-nos a nós também adaptarmo-nos a eles. Apesar disso, o outro voto foi o meu. Apoiei os 2 rapazes que participaram, e ‘escolhi’ não acreditar nestas histórias, porque o passado me diz que elas não existem. Porque uma história de encantar pressupõe o ‘happily ever after’, e a partir do momento em que isto não acontece e é quebrado, a história de encantar acaba.


Apesar dos apenas 2 participantes, não me espantou as respostas. Claro que esperava que alguns ditos machistas, no gozo, escolhessem o ‘…isso é para meninas’. Mas no fundo, acredito que, se eles não acreditam, é porque já viram que estas coisas podem chegar ao fim antes do happily ever after’ chegar. Por isso, acabei por não me surpreender com as poucas votações nesta opção.

Conclusão final:
Dos 8 participantes, nenhum acredita nestas histórias. E eu pergunto-me porquê? Estamo-nos a tornar pessoas pessimistas, ou simplesmente realistas? Sinceramente não sei. Um dia, na pura da inocência, acreditei nestas histórias e no ‘happily ever after’. Acreditei e pensei estar a vivê-lo. Mas como não chegou ao ‘ever after’, acabei sem acreditar. E talvez seja isso que se passe com as pessoas de hoje. Ou já viveram histórias, que por qualquer motivo acabaram e deixaram marcas que não deixam acreditar mais. Ou virão demasiadas histórias acabarem para pensarem que a sua poderia ser diferente. E neste ponto, também eu me identifico.

Tenho pena que assim seja. Sinto-me triste por já não se acreditar. Porque não são precisos príncipes encantados e belas adormecidas para fazer uma história de encantar. É apenas preciso vontade e força para tentar. Podemos não chegar ao ‘happily ever after’, mas podemos fazer do ‘happily’ a nossa própria história de encantar.


[Acabo por estar a dizer que acredito, e poderia mudar o meu voto para ‘Acredito, mas sei que dá trabalho para as conseguir’. E na altura fiquei indecisa entre as duas opções. Mas sinceramente… a que escolhi é a que mais tristemente me preencheu e continua a preencher.]

Sem comentários: